terça-feira, 6 de julho de 2010

Nelore com marmoreio ou sem marmoreio? Eis a questão!

Estudos recentes comprovam que é possível produzir animais zebuínos, especialmente da raça Nelore, com índices de marmoreio do gado semelhantes aos das raças européias, como Angus e Brangus.

Neste viéis, a ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) anunciou durante o Lançamento do Sumário 2010,  em abril, que está realizando estudos para o desenvolvimento de duas DEPs (Diferença Esperada na Progênie) - para marmoreio e tamanho (frame).

O médico veterinário Argeu Silveira, técnico da Genética Aditiva, aprova a decisão da ANCP, mas também informa que tem dúvidas sobre a conveniência em selecionar raças zebuínas para marmoreio. Segundo ele, o marmoreio interessa às churrascarias, que correspondem a menos de 1% do consumo do mercado. "Quem realmente compra é a dona de casa, que deseja que a carne seja macia, de boa coloração e com segurança alimentar", informa.

Na avaliação do pecuarista Ricardo Viacava, "é importante identificar as linhagens de Nelore passíveis de seleção para marmoreio. Mas é preciso decidir se queremos carne marmorizada ou se queremos manter o diferencial de nossa carne, que é magra, com gordura somente externa e,  por isso mais saudável". Viacava explica que o próprio mercado europeu deixa de se interessar por carne marmorizada e prefere carne mais magra.

Com informações DBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário