quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

UFU vai desenvolver programa sustentável de gado nelore adaptado ao cerrado

A Universidade Federal de Uberlândia, na Fazenda Capim Branco (zona oeste da cidade) desenvolverá um programa sustentável de criação e aprimoramento genético de gado nelore adaptado ao cerrado.

Um dos objetivos é colocar no mercado uma linhagem de zebuínos puros de origem (PO), marca UFU e, por meio de cruzamentos com animais desta linhagem, melhorar a qualidade do nelore criado no Triângulo Mineiro.

Ainda sem data para a implantação, o projeto “Pecuária sustentável – Nelore do Portal do Cerrado” depende de verbas da universidade para a construção de piquetes e curral antiestresse, além de reforma de pastos da fazenda. De acordo com levantamentos iniciais sugerem o investimento inicial de R$ 240 mil.

De acordo com a idealizadora do projeto, professora de melhoramento genético Carina Ubirajara, o programa vai gerenciar uma empresa rural que se sustente e não agrida os animais. Segundo ela, a intenção é otimizar o potencial econômico da pecuária, mas de maneira sustentável, respeitando o bem-estar animal e a preservação ambiental.

A fazenda vai criar machos de seleção para melhorar as características do rebanho da região, como obter uma carne mais macia e precocidade sexual e de abate.

Mais informações podem ser obtidas no link.


Por Bárbara Ferragini
Com informações de Correio de Uberlândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário