terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Showtec 2010 ensina produtor a evitar perdas com alterações climáticas

Após forte estiagem no último verão, produtores de Mato Grosso do Sul agora se vêem diante de um fim de ano com volume de chuva muito acima da média histórica, o que traz à tona o questionamento: Como se prevenir e evitar perdas por variações climáticas?

A influência destes ciclos na produção e na comercialização será assunto da estação “Caminhos da Agricultura frente às Variações Climáticas” que o sócio- diretor da SOMAR, Southern Marine Weather Services, Paulo Etchichury, irá apresentar no Showtec 2010, no dia 2 de fevereiro, em Maracaju (MS).

A estação integra os Giros Tecnológicos, que são mini- palestras abordando de forma dinâmica assuntos relacionados aos principais aspectos do sistema produtivo. Etchichury lembra que as chuvas abundantes deste fim de ano, conseqüentes do fenômeno El Nino, não são uma surpresa, já eram previstas há meses. Por isso, o produtor rural deve estar preparado para as mudanças climáticas, que respeitam um ciclo.

Através de assessorias especializadas e acompanhando prognósticos, é possível saber até com 10 meses de antecedência como o clima vai se comportar e com base nisso tomar decisões, verificando oportunidades e minimizando riscos. Ao saber se haverá mais ou menos chuvas, o produtor pode se programar, optando pelas variedades e culturas mais adequadas e evitar prejuízo. “O clima tem ciclos não bem determinados mas existem prognósticos bastante confiáveis que ajudam o produtor a decidir estratégias adequadas”, afirma Etchichury.

Acompanhar as alternâncias de ciclos nos últimos 10 anos e o comportamento da lavoura neste período é uma das orientações do especialista. “O clima sempre teve seus ciclos o que é novo é que hoje estamos demandando mais os recursos naturais”, finaliza.

Showtec 2010

O Showtec 2010 será realizado pela Fundação MS de 2 a 4 de fevereiro, em Maracaju. Informações sobre o evento podem ser obtidas pelo site da Fundação (www.fundacaoms.com.br) ou pelo telefone (67) 3454-2631 (67) 3454-2631 (67) 3454-2631 (67) 3454-2631 .

Fonte: Famasul

Nenhum comentário:

Postar um comentário